Entenda o que é o melasma e quais os tratamentos

Já ouviu falar sobre melasma? Separamos as melhores informações para você identificar e prevenir essa hiperpigmentação da pele.
Os problemas na pele normalmente incomodam bastante as pessoas. Além dos sintomas de cada inflamação e doença, o aspecto estético também afeta as pessoas, e o melasma não é exceção. Ainda mais considerando que ele tende a aparecer em áreas bem visíveis do corpo, ficando concentrado no rosto.
Se você tem dúvidas e quer saber mais sobre o melasma, continue lendo o post para aprender sobre causas e tratamento.

O que é como aparece o melasma?

Também chamado de cloasma, o melasma consiste no aparecimento de manchas escuras ou acastanhadas na pele, atingindo, principalmente, as mulheres. Aparece mais na face (maçã do rosto, nariz, lábio e testa), mas também pode surgir em locais como braços, pescoço e colo – o chamado melasma extra facial. Essas manchas são quase sempre simétricas e com formato bem definido.
Essa condição é causada, dentre outros motivos, pela exposição excessiva à luz solar. Já notou que essa exposição exagerada ao sol contribui com o surgimento de quase todas as doenças da pele, né?
Ah, mas não pense que a luz ultravioleta do sol é a única culpada. A luz visível, aquela presente em aparelhos eletrônicos, como seu notebook e celular, também contribui com o aparecimento dessa condição
Além disso, o aparecimento de melasma também pode ser relacionado com alterações hormonais, estando atrelado ao uso de anticoncepcionais e gravidez e à predisposição genética.
Sol forte contribui com o surgimento do melasma
chuttersnap/Unsplash

Tratamento para melasma

Apesar de não existir cura para essa condição da pele, existem diversos tratamentos que ajudam a clarear, estabilizar e impedir que as manchas voltem. É importante mencionarmos que o tratamento correto é muito importante, pois caso contrário ele pode gerar o efeito contrário e piorar as manchas. Por isso, sempre consulte um dermatologista antes de iniciar qualquer tipo de tratamento. Eles são os profissionais mais indicados para indicar os melhores procedimentos. 🙂
A seguir, detalhamos alguns dos tratamentos mais populares para combater essa hiperpigmentação:

1. Fotoproteção

Esse é um nome “chique” para proteção contra os raios solares. As pessoas com melasma devem ficar muito atentas ao proteger a pele do sol e aplicar filtro solar potente e com FPS alto nas regiões com manchas. Idealmente, o protetor deve ter proteção contra raios ultravioleta A (UVA) e B (UVB).

2. Cremes

Alguns cremes e pomadas à base de ácidos podem ajudar na remoção das manchas. Os principais cremes são feitos à base de hidroquinona, ácido tranexâmico, ácido glicólico, ácido retinóico e ácido azeláico. As manchas começam a diminuir gradativamente após dois meses.

3. Peelings

Os resultados do peeling tendem a aparecer mais rápido do que os dos cremes, já que faz uso de substâncias químicas ou métodos físicos para promover a renovação das células da pele. Os procedimentos podem ser superficiais ou atingir camadas mais profundas da derme. Lembre-se: sempre consulte um(a) dermatologista antes de se submeter ao tratamento.

4. Laser e luz intensa pulsada

Algumas formas de exposição à energia luminosa podem ajudar a clarear o melasma. Como se trata de luz, pode gerar o efeito oposto e acabar gerando mais pigmentação. Por isso, deve ser feito por um especialista que esteja acostumado com o procedimento.

Prevenção

É mais fácil prevenir do que remediar, certo? A prevenção em relação ao melasma é bem mais simples do que os tratamentos que descrevemos ali em cima.
O modo mais eficaz de prevenção contra essa hiperpigmentação é a proteção solar. Os filtros devem ser usados e reaplicados todos os dias, não somente quando o dia está ensolarado. Os raios ultravioleta atingem nossa pele mesmo em dias nublados.
O uso de chapéus, bonés, óculos e guarda sóis também podem ajudar bastante, pois criam uma proteção física contra o sol. Em suma, qualquer medida que proteja nossa pele dessa exposição exagerada é bem vinda.
A Cosmetike tem as melhores ofertas de protetores solares em diversas lojas.